Bem-vindo

Imaginei este espaço para a troca de informações a respeito dos diversos tipos de hobbies. Para mim, cozinhar degustando uma boa bebida, para outros, futebol, filmes, ler um bom livro. Para meu filho, colecionar álbum de figurinhas. De qualquer forma, seja qual for o hobby, sempre será uma forma agradável de se passar o tempo quando não se tem o que fazer ou quando já se fez o que tinha de fazer.
Vamos trocar informações tais como onde encontrar determinado produto, qual a melhor forma de utilizá-lo, receitas, enfim, tudo o que ajudar a tornar nosso tempo ocioso mais prazeroso.
Sejam bem-vindos, sugestões são bem-vindas e vamos iniciar a brincadeira.

domingo, 26 de junho de 2011

Filme - Equilibrium

Assisti neste feriadão, mais uma vez, ao fime Equilibrium. O filme é antigo, se não me engano de 2002. O filme, quando assisti da primeira vez chamou atenção pelas coreografias de lutas, principalmente as lutas armadas, chamadas de gunkata, onde o lutador se movimenta de forma que os tiros que são disparados contra ele são usados em favor dele. Depois, prestando melhor atenção, assistindo mais umas duas ou três vezes, percebe-se a mensagem transmitida.
O filme começa com um regime totalitário em uma cidade chamada Libria, em que a população é obrigada a obedecer as ordens do comandante denominado ”Pai" e tomar, diariamente, uma droga chamada Prozium, que elimina totalmente o estado emocional. Como este estado totalitário surgiu após a 3ª Guerra Mundial, o objetivo desta droga é erradicar a capacidade dos humanos de sentir, justificando que essa seria a causa de um próximo conflito. Livros, obras de arte, música, tudo que estivesse ligado a arte e sentimento é destruído. Acreditava-se que a razão de todas as guerras terem acontecido seria por conta do homem ter sentimentos e, os eliminando, teriam assim uma sociedade totalmente harmônica. Quem infringisse as ordens, pagaria com sua vida. Para controlar a sociedade, são criados Oficiais de Elite, altamente treinados, chamados de Clérigos. Quando um destes oficiais (Cristian Bale, o ator de Batman Begins) esquece de tomar sua dose, começa a ter emoções e é através disso que ele começa questionar seus valores e o regime em que vive. Percebe então que a população está vivendo como máquinas e não como seres humanos. A partir daí faz de tudo para destruir o "Pai" e libertar a população.
Filme bem interessante, chama à reflexão. Incute nas pessoas o prazer que é prestar atenção nas pequenas coisas, no caso do filme, um simples toque em um objeto, o cheiro de um perfume, o latido de um cachorro... Nos faz pensar que nós, hoje, não prestamos atenção à estas coisas e vivemos num mundo onde ditam o que devemos fazer, e fazemos sem questionar. Recebemos diariamente nossa dose de “prozium”, através dos telejornais, e nem questionamos. Será que não está na hora de acordar? Assista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário