Bem-vindo

Imaginei este espaço para a troca de informações a respeito dos diversos tipos de hobbies. Para mim, cozinhar degustando uma boa bebida, para outros, futebol, filmes, ler um bom livro. Para meu filho, colecionar álbum de figurinhas. De qualquer forma, seja qual for o hobby, sempre será uma forma agradável de se passar o tempo quando não se tem o que fazer ou quando já se fez o que tinha de fazer.
Vamos trocar informações tais como onde encontrar determinado produto, qual a melhor forma de utilizá-lo, receitas, enfim, tudo o que ajudar a tornar nosso tempo ocioso mais prazeroso.
Sejam bem-vindos, sugestões são bem-vindas e vamos iniciar a brincadeira.

sábado, 23 de abril de 2011

Culinária - Salmão Assado com Molho de Tomate e Maionese

Sexta-feira santa, não poderia deixar passar a ocasião de preparar um delicioso prato à base de peixe. Apesar de não ter problemas com a crença de “não poder” comer carne (religião à parte), acabo me rendendo sempre a estes rituais. Mas o que eu gostaria de passar aqui é uma receita que aprendi há muito tempo e que realmente é deliciosa, acabei me tornando expert. Trata-se de salmão assado. Tanto pode ser assado na churrasqueira como no forno mas, no meu ponto de vista, prefiro a primeira opção. Passarei os ingredientes e o modo de fazer. Esta receita é muito fácil, não tem como errar, e convenhamos, mesmo que erre, salmão é salmão, até cru é gostoso.
Ingredientes:
1 Salmão (quando comprar já peça para o peixeiro limpar e espalmar (abrir) o salmão inteiro. Em casa eu ainda me dou o trabalho de retirar a espinha dorsal e todos os espinhos, não sobra nada)
1 Limão
Sal ou tempero à gosto
2 Cebolas
2 Pimentões
3 dentes de Alho
4 Tomates
Azeite de Oliva
Orégano
Manjericão
Maionese
Modo de preparo:
De um dia para o outro, esprema o limão no salmão e tempere com o sal (ou outro tempero de seu gosto, fondor, por exemplo) e deixe na geladeira. No outro dia é só retirar da geladeira e colocá-lo direto no forno, fogo baixo, ou na grelha da churrasqueira, por aproximadamente 40 minutos.
Enquanto o peixe assa, prepare um molho, refogando no azeite de oliva, o alho, as cebolas, o pimentão e o tomate. Quando o molho estiver quase pronto acrescente o manjericão e o orégano.
Ao final dos 40 minutos, retire o peixe e espalhe o molho por cima, como se fosse uma pizza mesmo, e retorne para assar por mais 10 minutos. Após este tempo, retire novamente e agora espalhe a maionese por sobre o molho. Asse por mais 10 minutos. Retire e sirva com arroz branco. Uma delícia. Para acompanhar não pode faltar um bom vinho, que, no meu caso, foi um vinho artesanal que ganhei do meu tio nas férias e que estava guardando para uma ocasião especial. Depois de hoje, não sei por que não abri antes. Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário