Bem-vindo

Imaginei este espaço para a troca de informações a respeito dos diversos tipos de hobbies. Para mim, cozinhar degustando uma boa bebida, para outros, futebol, filmes, ler um bom livro. Para meu filho, colecionar álbum de figurinhas. De qualquer forma, seja qual for o hobby, sempre será uma forma agradável de se passar o tempo quando não se tem o que fazer ou quando já se fez o que tinha de fazer.
Vamos trocar informações tais como onde encontrar determinado produto, qual a melhor forma de utilizá-lo, receitas, enfim, tudo o que ajudar a tornar nosso tempo ocioso mais prazeroso.
Sejam bem-vindos, sugestões são bem-vindas e vamos iniciar a brincadeira.

sábado, 30 de abril de 2011

Whisky - The Famous Grouse

Havia dito aqui que colocaria uma impressão sobre os whiskies adquiridos. Pois bem, começarei com o meu preferido, o The Famous Grouse. É um whisky encorpado mas ao mesmo tempo suave, de paladar agradável. Para aqueles que nunca beberam uma dose, sugiro que comecem por este. Nunca tinha ouvido falar nada sobre este whisky até que , ao fazer uma pesquisa na internet, descobri que ele é apenas o mais vendido na Escócia. Aqui no Brasil ele ainda não é muito conhecido.  Bom para quem conhece, pois ainda consegue comprar uma bebida de qualidade por um preço razoável, uma vez que ele é bem mais barato do que aqueles whiskies mais conhecidos e que possuem um marketing maior. Por outro lado, é difícil de encontrar para comprá-lo, tem de pesquisar bastante. Adquiri minha garrafa no Wal-Mart de São José dos Campos mas, com a facilidade de compras pela internet, já é possível comprá-lo e receber sem sair de casa pelo mesmo preço. Agora vou fazer aqui um serviço de utilidade pública, para quem quiser adquirir bebidas a um preço razoável, não é propaganda e não estou recebendo nada por isto. Acesse www.casadabebida.com.br. Lá encontra-se não só whiskies como também todos os outros tipos de bebidas e na comodidade de sua casa você escolhe e recebe sem transtornos. Bom, agora segue um pouco da história desta bebida. 
No interior das montanhas, nas terras altas da Escócia, Turret, um lago com quase cinco quilômetros de comprimento, assume-se como um marco na história do whisky mais vendido do país. O nevoeiro e o silêncio que pairam sobre o lago não escondem lendas como a de Loch Ness, mas é nas suas margens que habita a famosa perdiz vermelha, símbolo do whisky THE FAMOUS GROUSE. Não é de se estranhar que seja no vale por onde correm as suas águas que esteja instalada a Glenturret Distillerys, a mais antiga destilaria escocesa e fabricante do famoso whisky.
-
A história
A história começou em 1800 na cidade de Perth na Escócia com a Mathew Gloag & Son, uma pequena mercearia que comercializava vinhos e whiskies, fundada por Matthew Gloag. A empresa na época comprava whiskies de várias destilarias espalhadas pela Escócia e quando a Rainha Vitória visitou a cidade, em 1842, o comerciante foi convidado a ser fornecedor de bebidas para o banquete real. Em 1870, seu filho William assumiu o negócio e começou a importar vinhos franceses para incrementar seu portfólio de produtos. Matthew Gloag, neto do fundador da empresa, localizada em um dos locais mais úmidos da Escócia, resolveu apostar na produção própria de whisky, vislumbrando a oportunidade de atingir os caçadores e pescadores que se deslocavam a Glenturret, que devido ao clima chuvoso e às terras montanhosas era propício ao consumo da bebida. Surgia assim em 1896 o whisky THE GROUSE. O comerciante optou em não batizá-lo com seu nome, como era comum na época, buscando inspiração na ave escocesa mais famosa, o Grouse, também conhecida como perdiz vermelha (Lagopus lagopus scoticus), alvo preferido dos caçadores provenientes do sul e muito abundante na região onde a empresa estava instalada.
-
-
O tradicional rótulo da bebida contendo uma perdiz vermelha foi desenhado por Phillippa, filha de Matthew. Era o começo do surgimento de um verdadeiro ícone escocês. A mascote da marca, Red Grouse, é uma ave da família dos tetrazes e ao contrário de outras espécies espalhadas pelo mundo que ficam com penas brancas no inverno, a espécie escocesa mantém a cor castanho-avermelhada durante as quatro estações. Daí a relação com o whisky, que mantém sua qualidade e cor ano após ano. Em pouco tempo o whisky ganhou enorme reputação e se tornou extremamente famoso, tendo seu nome mudado para THE FAMOUS GROUSE oficialmente no dia 12 de agosto de 1905. Foi a partir deste momento, que pelas mãos dos herdeiros, o whisky começou a ganhar ainda mais notoriedade.
--
Pouco depois, em 1907, o whisky havia se tornado tão famoso que a empresa precisou mudar para instalações maiores, localizada na mesma cidade e chamada Bordeaux House, que, passados dois séculos, deu lugar a um restaurante chamado THE FAMOUS GROUSE BAR, que preserva alguns dos elementos originais da antiga loja. Em 1920, a famosa perdiz vermelha voou mais alto e começou a apresentar-se aos mercados internacionais. Durante o período de Lei Seca nos Estados Unidos, os americanos chegavam a viajar para o Caribe para poder degustar o THE FAMOUS GROUSE, agora o principal produto da empresa. Com o fim da lei seca nos Estados Unidos, o consumo do whisky explodiu e a empresa resolveu construir uma nova casa de envelhecimento para aumentar a produção. Esta atitude permitiu que em 1939, quando foi iniciada a Segunda Guerra Mundial, a empresa tivesse estoque suficiente para os próximos 12 anos.-
Mathew Gloag V, descendente direto do fundador da empresa, teve que vender os negócios em 1970 à Highland Distillers em virtude da morte súbita dos seus pais. Com a nova proprietária, que era já um fornecedor privilegiado da THE FAMOUS GROUSE, a marca teve um enorme crescimento no mercado doméstico, vendendo mais de um milhão de caixas em 1979 e alcançado a liderança no ano seguinte. Na década de 90, a mascote da marca, uma simpática perdiz vermelha (Red Grouse), fez sua estréia, em 1996, nos comerciais de televisão. Desde então, a mascote já estrelou mais de 24 aclamados comerciais. Atualmente, apostando forte em transmitir uma imagem consistente e elevar os índices de notoriedade do ícone, a empresa tem como grande objetivo aumentar o volume de negócio no exterior e, na Escócia, conquistar os consumidores mais novos.
--
Recentemente a marca introduziu no Brasil uma grande novidade, criada em 2006: distribuiu em bares e restaurantes de São Paulo um software que imprime no rótulo da garrafa o nome do cliente. Desde então já foram vendidas mais de 15 mil garrafas do THE FAMOUS GROUSE.-
Da destilação ao engarrafamento, cada produto pode receber mais de 8.000 verificações para garantir sua alta qualidade.-
-

Uma experiência única
Num país fortemente marcado pela indústria do whisky, a destilaria Glenturret é um dos muitos atrativos da Escócia. Por ser considerado um local carismático para a marca, o grupo Edrington, atual proprietário do THE FAMOUS GROUSE, criou, em 2002, a The Famous Grouse Experience, uma experiência totalmente interativa onde os turistas podem conhecer um pouco mais da história e tradição da marca. Segundo o diretor geral do lugar, Jeremy Speirs, “quem se desloca à Escócia quer experimentar whisky. Existem milhares de pessoas ligadas a esta indústria que representa uma grande parte da cultura do país”. “Bebemos um gole de whisky a cada três segundos, por isso percebemos e gostamos do nosso whisky”, explicou.
-

-
O visitante ficará sabendo que dois dos melhores ingredientes que fazem parte da mistura do THE FAMOUS GROUSE, o The Macallan - considerado o Rolls Royce dos whiskies – e o Highland Park, juntam-se a muitos outros para fazer uma bebida única. A visita só não revela os segredos por detrás do whisky mais vendido na Escócia nos últimos 27 anos e que conta com uma participação de mercado superior a 50%. Em 2007, mais de 100 mil turistas visitaram a destilaria que, hoje em dia, dá continuidade ao negócio fundado pela família Gloag.
--
Dados corporativos
● Origem: Escócia● Lançamento: 1896● Criador: Matthew Gloag
● Sede mundial: Perth, Escócia● Proprietário da marca: The Edrington Group
● Chairman: Sir Ian Good● CEO: Ian Curle● Master Blender: John Ramsay
● Destilarias: 6● Presença global: + 100 países● Presença no Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Grécia e Portugal● Funcionários: 900
● Mascote: Red Grouse
● Ícones: A perdiz vermelha de seu logotipo
● Slogan: Scotland’s Favourite Whisky.
● Website: www.famousgrouse.com
-
A marca no mundoAtualmente, o THE FAMOUS GROUSE é uma marca global, sendo exportado para mais de 100 países, entre os quais Portugal que representa o quarto maior mercado, depois do Reino Unido, Estados Unidos e Grécia. Das dez variedades de whisky, o Finest é o mais vendido com uma quota de mercado, dentro dos whiskies novos, de 17,3%. Em 2009, o The Edrington Group, proprietário da marca, vendeu mais de 3.6 milhões de caixas do whisky.
-
Você sabia? A cada três segundos uma dose do whisky THE FAMOUS GROUSE é bebida na Escócia.
Fonte: mundodasmarcas

Um comentário:

  1. Um whisky pouco conhecido no brasil....O finest que não tem idade e é a porta de entrada da empresa consegue ser melhor que a maioria dos whiskys 12 anos de outras marcas inclusive do famoso johnnie walker black label...e detalhe...custando a metade do preço desses mais famosos...

    ResponderExcluir