Sexta-feira santa, não poderia deixar passar a ocasião de preparar um delicioso prato à base de peixe. Apesar de não ter problemas com a crença de “não poder” comer carne (religião à parte), acabo me rendendo sempre a estes rituais. Mas o que eu gostaria de passar aqui é uma receita que aprendi há muito tempo e que realmente é deliciosa, acabei me tornando expert. Trata-se de salmão assado. Tanto pode ser assado na churrasqueira como no forno mas, no meu ponto de vista, prefiro a primeira opção. Passarei os ingredientes e o modo de fazer. Esta receita é muito fácil, não tem como errar, e convenhamos, mesmo que erre, salmão é salmão, até cru é gostoso.
Ingredientes:
1 Salmão (quando comprar já peça para o peixeiro limpar e espalmar (abrir) o salmão inteiro. Em casa eu ainda me dou o trabalho de retirar a espinha dorsal e todos os espinhos, não sobra nada)
1 Limão
Sal ou tempero à gosto
2 Cebolas
2 Pimentões
3 dentes de Alho
4 Tomates
Azeite de Oliva
Orégano
Manjericão
Maionese
Modo de preparo:
De um dia para o outro, esprema o limão no salmão e tempere com o sal (ou outro tempero de seu gosto, fondor, por exemplo) e deixe na geladeira. No outro dia é só retirar da geladeira e colocá-lo direto no forno, fogo baixo, ou na grelha da churrasqueira, por aproximadamente 40 minutos.
Enquanto o peixe assa, prepare um molho, refogando no azeite de oliva, o alho, as cebolas, o pimentão e o tomate. Quando o molho estiver quase pronto acrescente o manjericão e o orégano.
Ao final dos 40 minutos, retire o peixe e espalhe o molho por cima, como se fosse uma pizza mesmo, e retorne para assar por mais 10 minutos. Após este tempo, retire novamente e agora espalhe a maionese por sobre o molho. Asse por mais 10 minutos. Retire e sirva com arroz branco. Uma delícia. Para acompanhar não pode faltar um bom vinho, que, no meu caso, foi um vinho artesanal que ganhei do meu tio nas férias e que estava guardando para uma ocasião especial. Depois de hoje, não sei por que não abri antes. Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário